Marjana Maboni

Marjana Fischer Maboni
Médica Endocrinologista e Metabologista

JPG03

O que é Hipotireoidismo?

É uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para as necessidades do corpo. A tireoide é uma glândula pequena, em formato de borboleta, localizada na base do pescoço, que produz hormônios fundamentais para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento do corpo.

O Que Uma Pessoa Com Hipotireoidismo Sente?

Os sintomas podem variar, mas os mais comuns incluem:

  • Cansaço: Sensação de cansaço constante e falta de energia.
  • Ganho de Peso: Dificuldade em perder peso e/ou aumento de peso inexplicável (geralmente em pequena quantidade)
  • Sensibilidade ao Frio: Sentir frio mais facilmente do que outras pessoas.
  • Pele Seca e Cabelos e unhas quebradiços
  • Constipação: Dificuldade para evacuar.
  • Problemas de Memória: Dificuldade em lembrar informações e em se concentrar.
  • Dores Musculares e Articulares: Desconforto nos músculos e articulações.

Todos os sintomas relatados podem ser justificados por diversas situações, logo é de extrema importância que seja avaliado por seu médico.

Como é Feito o Diagnóstico do Hipotireoidismo?

O diagnóstico é baseado em uma combinação de sintomas e alteração em exames laboratoriais de sangue. O principal exame é o TSH. 

O que é hipotireoidismo de Hashimoto?

Uma das causas mais comuns de hipotireoidismo é o Hashimoto, uma causa autoimune que pode ter um componente genético. Uma doença autoimune é quando o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra doenças, ataca as células saudáveis do próprio corpo, no caso do hipotireoidismo por Hashimoto a tireoide.

Tratamento do Hipotireoidismo

O tratamento geralmente é simples e eficaz. O objetivo é normalizar os níveis hormonais no corpo, o que é feito através da reposição hormonal com levotiroxina.

O que devo saber sobre como tomar o medicamento?

  1. Consistência: Tomar a medicação no mesmo horário todos os dias. Evite ao máximo esquecer o medicamento.
  2. Jejum: Tomar o remédio com o estômago vazio, pelo menos 30 minutos antes do café da manhã. Não tomar com outros medicamentos.
  3. Monitoramento Regular: acompanhamento médico regular
  4. Evitar interações: Alguns alimentos e medicamentos podem interferir na absorção da levotiroxina. Por exemplo medicamentos como omeprazol. Converse com seu médico como proceder.
  5. Não há a necessidade de manipular o medicamento: você encontra em qualquer farmácia regular o medicamento com qualidade avaliada pelos órgãos responsáveis.

Existe uma dieta específica?

Não existe uma dieta específica, mas ela deve ser baseada em um plano alimentar saudável e equilibrado. 

Outras perguntas Frequentes Sobre Hipotireoidismo

  1. O hipotireoidismo é hereditário? Sim, pode haver um componente genético, especialmente nas doenças autoimunes como a tireoidite de Hashimoto.
  2. Posso parar de tomar a medicação se me sentir melhor? Na maioria das vezes o tratamento é para a vida toda. Em caso de indicação de parada da medicação ela deve ser orientada pelo seu médico e supervisionada.
  3. O hipotireoidismo pode afetar a fertilidade? Sim, níveis hormonais inadequados podem interferir na ovulação e na gravidez. Sendo importante o acompanhamento regular.
  4. Quais são os riscos se o hipotireoidismo não for tratado? Pode levar a complicações graves como cansaço extremo, problemas cardíacos e até coma.
  5. O exercício físico pode ajudar a controlar o hipotireoidismo? Sim, o exercício regular ajuda a controlar o peso e melhora o bem-estar geral, mas não substitui o tratamento medicamentoso.
  6. Existem alimentos que devo evitar? Devo suspender o glúten? Até o momento nenhum alimento comprovadamente deve ser evitado. Alimentos sem glúten são indicados para paciente com doença celíaca ou intolerância ao glúten, não é necessário suspender apenas por causa do hipotireoidismo.
  7. É possível viver uma vida normal com hipotireoidismo? Sim, com o tratamento adequado e acompanhamento médico regular, a maioria das pessoas leva uma vida normal e saudável.
  8. Se eu tenho hipotireoidismo posso ter nódulos de tireoide? É possível ocorrer a associação de nódulos de tireoide, assim como é possível a presença de apenas uma das alterações ou hipotireoidismo ou nódulos isoladamente.
  9. Devo tomar a levotiroxina no dia que vou coletar exames de sangue? Avalie com seu médico qual a melhor orientação para o seu caso, mas geralmente é aconselhável tomar o medicamento logo após a coleta dos exames.

Essas são algumas das dúvidas mais comuns sobre hipotireoidismo, mas lembre-se se você apresentar algum dos sintomas descritos ou tiver dúvidas, não hesite em agendar uma consulta para uma avaliação mais detalhada.